quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Interaja com a foto digital



Não faz muito tempo que não podia faltar rolo de filme extra na bolsa durante uma viagem, um passeio, uma comemoração. E a expectativa para saber como ficaram as fotos? Uma ansiedade! Que maravilha a máquina digital. Deixamos tudo isso para trás. Demorei um pouco a entrar na onda, só comprei a minha em 2005. E isso depois que a minha sobrinha de 06 anos ( na época ) correu em minha direção para ver a foto depois de um clique. Não entendeu que na minha máquina não dava. “Como assim, não dá?”, perguntou ela, naquela incredulidade infantil. É, aí vi que não tinha jeito mesmo.

       Confesso que tiro as minhas fotos, mas não chego a editá-las. Preguiça, talvez. Ou quem sabe, purismo? Resolvi experimentar o software Irfanview - http://www.irfanview.com// . Grátis, rápido de baixar, com ferramentas básicas e própria para os iniciantes. Não se desespere nas primeiras tentativas. Eu também me enrolei, mas depois vi que não há mistério. E se você quiser o programa mais mastigado, pode baixar o Irfanview em português - http://www.baixaki.com.br/info/1874-como-usar-irfanview.htm

       Escolhi duas fotos para trabalhar. Na primeira, tirada no Parque Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, apenas recortei a foto. Retirei alguns detalhes que estavam poluindo a imagem. Compare as fotos. Descubra o que foi excluído. Na segunda, tirada do mirante do Parque da Catacumba, também no Rio de Janeiro, usei a ferramenta redimensionar. Da medida 1632 x 1224 pixels, passei para 640 x 480 pixels. Não houve perda de qualidade na tela do monitor, a foto ficou mais leve para ser inserida no blog e mais apropriada para ser enviada por e-mail.


Jardim Botânico  (original)                            versão com recorte




                                                               
                                   Parque da Catacumba

Nenhum comentário:

Postar um comentário