domingo, 22 de novembro de 2009

Informação delivery


Confesso que ando exausta atrás de tantas informações. Não há tempo hábil para entrar nos sites de notícias e blogs. A maneira mais eficiente de se manter atualizada com as últimas novidades é através do RSS, um sistema de notificação gratuito conhecido também como agregador. É o serviço delivery da internet, onde basta cadastrar os sites preferidos e a cada postagem o usuário é avisado através dos feeds. Assim como os mecanismos de busca, os feeds chegaram para organizar o caos da informação digital. Eles permitem acompanhar de forma simultânea as novidades de um grande número de sites sem precisar visitá-los um a um.

          Existem dois tipos de leitores de RSS, os programas que você instala no computador através dos browsers Internet Explorer7 e Firefox 2.0 e aqueles que funcionam online como o Google Reader. Acho mais prático usar o Google Reader, se você optar por usar o browser como agregador vai ficar preso a um único computador. O aplicativo do Google permite acessar as suas inscrições de qualquer lugar e fora as demais opções de compartilhamento. É possível enviar os itens favoritos através de e-mail, colocar comentários nos feeds que você achou interessante, adicionar tags para facilitar uma pesquisa.

        O conteúdo do feed é mais compacto do que uma página da web e a formatação é diferente. Mas vale a pena experimentar, o ganho de tempo é enorme. Durante três dias eu acessei as notícias da Folha Online IlustradaO Globo através do Google Reader e confirmei o benefício. Em vez de você ir atrás da notícia, ela vai atrás de você.

     Ainda com dúvidas sobre RSS, feed e Google Reader? Assista ao vídeo e use já essa ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário